Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Partícula de Deus

Desconheço que razões terão levado os jornalistas a assim alcunharem o bosão de Higgs. O dito cujo, a existir, explicará porque é que muitas partículas têm massa, dar-nos-á uma resposta à velha questão "o que é o espaço", lembrará àqueles que recusam propostas abstractas da física teórica  que as evidências são difíceis e demoradas de conseguir por razões que os próprios teóricos explicam:
A proposta mais defendida tem sido a teoria das cordas. Não há, porém, nenhuma evidência experimental ou observacional para essa teoria que deverá descrever unificação de forças a energias extremamente elevadas. Para alguns a teoria das cordas é, por isso, uma teoria mais metafísica do que física.
A eventual descoberta do bosão de Higgs não provará nada que confirme ou infirme a existência de Deus, nem das Suas propriedades físicas ou metafísicas. Também eu aguardo ansiosamente pela confirmação da existência do "oceano" de Higgs, como gostaria de ver confirmadas ou refutadas outras das grandes esperanças depositadas nas experiências do acelerador do CERNE, o Large Hadron Collider: mini buracos negros, o gravitão, dimensões adicionais do espaço, multiversos... Mas Deus, com esse nome ou outro, não aparecerá como resultado das experiências. Nem o pó das suas sandálias.

Sem comentários: