Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A avó Zé

A avó Zé vista pelo Afonso. Trabalho de artista, na linha de Miró.  Evidencia, sem margem para dúvidas, que o talento para a pintura foi herdado do avô materno --- eu próprio. 
Põe os olhos neste pequeno pintor, João. Admira a disposição, a subtileza cromática, a linguagem não figurativa mas fortemente expressiva, a melancolia do modelo...

(Sei que é a avó porque o Afonso mo disse; porque se me tivesse dito que era um marciano teria acreditado na mesma. Também me pintou, mas não está satisfeito com o retrato: não conseguiu fazer o bigode; descontentamento de artista, que certamente motivará a próxima obra-prima.)
Posted by Picasa

5 comentários:

Sofia disse...

No fim de semana passado desenhou a tia Sofia - de cor de rosa, porque não tinha lápis cor de pele. Depois começou a desenhar o tio Nuno: fez uma grande bola, mais uns rabiscos para cima e para baixo. O tio começou logo a ficar triste, a pensar que a grande bola era a sua barriga. No final o Afonso virou o desenho ao contrário e explicou: a grande bola era a cabeça e um riscos muito verticais eram a barriga. O artista também tem sensibilidade para não entristecer os modelos!

Reinaldo Amarante disse...

Eu ia para dizer que o avô estava muito beneficiado no retrato e perguntar quanto tinha pago ao artista. Afinal era a avó. Nem podia ser de outra pessoa. Só quem não percebe de pintura.
Mas vê lá se não te babes tanto com o talento de ti herdado, ainda provocas algum curto-circuito no teclado.
Bom fim-de-semana.

Ivone Mendes da Silva disse...

Vocês não percebem nada de pintura: está a essência da avó Zé: o centro representa o pragmatismo que a caracteriza, os fios sempre lisos do cabelo e, pormenor importante, as cores bem combinadas, tal qual como a avó combina.

Ai, os críticos, os críticos ...

Ivone

JCC disse...

Estou com inveja: um estreante como o Afonso já tem quase tantas críticas escritas como eu próprio!
Será sorte de principiante? Ou um talento real, que desaparecerá quando deixar de conseguir ver elefantes dentro de jibóias?

Reinaldo Amarante disse...

O facto de seres das Humanidades não te impede de reconhecer que ver elefantes dentro de jibóias é apenas um sinal de criatividade, um pouco a modos que Salvador Dali...
E já agora, não anda aí um pouco de dor de cotovelo?